Business Games

Consultoria em Jogos Digitais Empresariais e Advergames

 

O mercado de games, tem crescido assustadoramente nas últimas décadas e apontado como setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e da comunicação. No Brasil esta tendência não se distância dos principais mercados de games, como Estados Unidos e Japão, muito pelo contrário, o país do carnaval, da próxima sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, atrai cada vez mais investidores entusiasmados com as previsões otimistas do setor, com isso, traz também novos cursos dirigidos à capacitação de profissionais para atender esta demanda.

Não é o acaso, os games conquistaram os quatro cantos do planeta e não podia faltar sua presença nas empresas com a modalidade de business game e simuladores de cenários.  Estes games, envolvem três formativas da competência humana, a primeira é dado pelo conhecimento contextualizado da situação problema envolvida no jogo e dos fatores envolvidos na dinâmica do processo; a segunda, a habilidade desenvolvida pela ação prática de se jogar e interagir pelo jogo com os demais integrantes em ações interagentes; e a terceira, a atitude promovida pela ênfase na competição e na cooperação.

No mundo das empresas, além de entretenimento têm como objetivo treinamento, desenvolvimento individual e sobretudo, o desenvolvimento organizacional. De modo geral, proporcionam competitividade e cooperação, e são voltados exclusivamente a aprendizagem da cultura organizacional, tendo o aspecto estético e social da instituição como um dos principais propósitos.

Sua produção exigi alto custo de investimento,  planejamento, pesquisa & desenvolvimento, entretanto, este setor destaca-se pela verticalização e horizontalização de versões e a derivação  de serviços, criando um leque de oportunidades e diferenciação para cada game, destaco os principais serviços para consultoria em business game e simuladores de cenários:

Categorias de jogos digitais empresarias:

  • Comportamento: são aqueles cujo tema central permite que se trabalhem temas voltados às habilidades comportamentais;
  • Processo: ênfase maior é dada às habilidades técnicas. São preparados de tal forma que, para atingir seus objetivos, as equipes passam por processos simulados, como negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros.;
  • Mercado / Advergame: são direcionados para atividades que reproduzem situações de mercado, tais como concorrências, pesquisa de mercado, relação empresa-cliente, produto…;
  • Sistêmicos: são os que abordam a empresa como um todo, incluindo decisões na maioria das principais áreas organizacionais;
  • Funcionais: são os que focalizam a problemática de uma das grandes áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, produção, operações ou recursos humanos, tem foco no treinamento.

Serviços especializados:

  • Diagnóstico e estudo da cultura organizacional
  • Documentação Conceitual e Técnica – Game Design Document (GDD)
  • Protótipo de jogos digitais empresariais
  • Formação de equipe para produção de jogos digitais empresariais
  • Plano de Comunicação Estratégica (interna e externa)

PLATAFORMAS: PC/Windows, MAC (iPad, iPhone e Desktop) e Android

Solicite uma proposta pelo e-mail: contato@karenreis.com.br