FMU – Protótipos de Jogos Digitais – Aula 03 (2012)

Programação da Aula

  • Design de Games – O profissional multifacetado
  • Ciclo de desenvolvimento do Game
  • Reflexão: Arte ou Computação
  • A importância de ouvir no processo de brienfing e brainstorming
  • Visualizar o Gameplay – documentação e mapa mental
  • Gêneros
Atividade em Sala de Aula
  • Treinando os ouvidos (atividade em grupo)

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FORMATO DE ENTREGA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) E APRESENTAÇÃO PARA BANCA EXAMINADORA - 5º Semestre

Entregas Obrigatórias – Fase Pré-Banca

  1. TCC escrito deverá estar conforme os modelos presentes nos seguintes documentos MS Word ou Pdf ou Pages
    • Deverá ser entregue impresso com encadernação simples em espiral para cada professor da banca examinadora, normalmente são 4 cópias, sendo 1 ficará para a biblioteca da Universidade para consulta pública.
  2. CD/DVD conforme o template abaixo:
    • Deverá conter as seguintes pastas obrigatoriamente: código fonte, documentos (com o TCC em formato .pdf e todos os anexos), apresentação (com a apresentação a ser realizada para a banca examinadora), imagens, vídeos, protótipo, cronograma (arquivo MS Excel) e leia-me (com instruções de instalação e requisitos mínimos de instalação)
    • Arte Gráfica deverá seguir o modelo abaixo:
      • A equipe do projeto tem a liberdade de realizar a arte & design da maneira que achar melhor, entretanto, será necessário constar as informações mencionadas nas duas figuras abaixo.
      • O encarte com informações de instalação é obrigatória
    • Os CD/DVDs deverão ser entregues impreterivelmente com os TCCs encadernados no dia combinado. Não serão aceitos em hipótese alguma entregas separadas. Ambos fazem parte do Kit de Avaliação para os professores convidados para compor a banca examinadora.
  3. Protótipo do Jogo Digital deverá ser produzido preferencialmente na Unity Engine. Caso o grupo queira produzir o protótipo em outra engine deverá enviar um e-mail formalizando a alteração da plataforma de desenvolvimento para a Professora Orientadora Karen Reis.
    • Será cuidadosamente avaliado pela banca examinadora a capacidade de gestão de projeto de Game Design, ou seja, do racional do projeto a poética de arte game.
  4. Encaminhar 20 dias antes à Professora Orientadora Karen Reis os requisitos mínimos para criar condição de apresentação para a banca examinadora (exemplo: Hardware com especificações técnicas e de Softwares, projetor, iluminação, caixa acústica etc)
Entregas Não Obrigatórias – Fase Pré-Banca
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  1. Website ou Hot-Site do Protótipo do Jogo Digital / Equipe de Game Designers (empresa)
  2. Blog do Protótipo do Jogo Digital / Equipe de Game Designers
  3. Vídeo – Making Of da produção do Protótipo do Jogo Digital
  4. Vídeo – Introdução do do Protótipo do Jogo Digital
  5. Presença nas Redes Sociais (Fan Page do Grupo Tecnologia em Jogos Digitais da FMU, Fan Page do Protótipo do Jogo Digital, Twitter, Ning)
  6. Short Papers ou Full Papers para participar de Eventos Acadêmicos (SBGames ou CONIC – Congresso de Iniciação Científica, dentre outros)
  7. Banners Físicos mais tripês
  8. Camisetas personalizadas com a temática do protótipo

NOTA IMPORTANTE 01: Somente irão participar da Apresentação do Projeto para banca examinadora os trabalhos (projetos) com condições mínimas de aprovação, ou seja, TCC escrito segundo as normas citadas no item 1, entrega do CD/DVD segundo as normas citadas no item 2 e protótipo segundo as normas citadas no item 3. Fora estas condições o(s) projeto(s) será(ão) reprovado(s) automaticamente, podendo ser reapresentado(s) no segundo semestre de 2012.

 

Apresentação para Banca Examinadora ( o dia “D”)
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  1. Apresentação em MS Power-Point em pendrive ou CD/DVD.
  2. Vídeos (não obrigatórios, mas são bem quistos pela banca examinadora)
O processo de apresentação do projeto é um ato público, portanto, convide seus amigos e parentes, tenham a certeza que este momento será único na vida de vocês.
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Cada grupo terá entre 30 a 45 minutos para concluir apresentação do projeto, sendo:
  • 05 minutos para aprontar e testar os equipamentos e instalações referente a apresentação do projeto
  • No mínimo 15 minutos e no máximo 20 minutos de apresentação do projeto
  • No mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos de perguntas direcionadas da banca examinadora.
  • No mínimo 5 minutos e no máximo 10 minutos de respostas a banca examinadora
Todas as apresentações poderão ser gravadas/filmadas ou/e simplesmente tirar fotos!
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Entregas Não Obrigatórias – Fase Pós-Banca
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  1. Disponibilização de todo o conteúdo do CD/DVD para o público em um determinado website, preferencialmente um lugar já trabalhado na fase pré-banca.

 

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NOTA IMPORTANTE 02: Toda produção acadêmica, tendo como exemplo um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com objeto de pesquisa e desenvolvimento a criação de um protótipo de jogo digital com uma fase/cenário, seja este orientado por um ou mais professores, produzido parcialmente  ou na totalidade em  solos educacionais é de domínio público, não é de caráter confidencial e muito menos tem finalidade explícita comercial. Portanto, o grande propósito da realização de uma obra/projeto acadêmica(o) é o compartilhamento de ideias, saberes e descobertas, a fim de acrescentar e somar com todos que passam pelo processo de pesquisa e desenvolvimento do conhecimento científico. Saber dosar na medida certa é o grande segredo do reconhecimento, tenha a certeza, você ganhará e muito com isso.

 

 

 

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