Publicações

Este é um espaço dedicado com uma proposta de reunir em um único lugar as informações sobre a influência das Tecnologias da Inteligência & Design Digital nas Empresas. Aqui você encontrará, artigos,  cases  e tutoriais.

Artigo: Cibernegócios – pensou em negócios na rede, pensou ciber

A década de 1990 é um marco de novas tendências e de um novo ambiente da economia mundial, carregado de mudanças. Essas mudanças afetam, em maior ou menor intensidade, as empresas, e normalmente são rápidas, vorazes e sem aviso prévio, criam incertezas e oportunidades que exigem soluções flexíveis e adequações rápidas. Esse novo cenário caracteriza-se por uma economia globalizada; concentração nos serviços; foco no conhecimento; avanços da tecnologia de comunicação e transportes; valorização da cidadania e do meio ambiente; criação de equipes de trabalho; inglês e informática como linguagem universal dos negócios; empresas voltadas estrategicamente para tecnologias da inteligência e focadas no relacionamento. Dentro desse contexto, as redes de cooperação entre empresas buscam encorajar uma relação de proximidade de interesses e necessidades.  Leia Mais

    xxx

O uso de tecnologias da inteligência para a gestão da demanda de produtos no ciberespaço: estudo de caso “Captare” (Dissertação de Mestrado)

A dissertação intitulada O uso de tecnologias da inteligência para a gestão da demanda de produtos no ciberespaço: estudo de caso “Captare” do Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) tem como tema central a investigação de como os segmentos industriais podem vir a conhecer e compreender de forma mais eficaz o comportamento da demanda no varejo. Tal processo será levado pela análise de como os softwares de inteligência com base cognitiva coletam, processam, classificam e interpretam os dados gerados a partir de transações business-to-business (B2B). O estudo propõe, como veículo informacional principal a ser investigado, dentro da linha metodológica do case, o software Captare, utilizado pelos segmentos industriais por meio de um eMarketplace (portal de negócios – Genexis.com). O Captare constitui-se em um produto de informação (solução de eBusiness) suportado por tecnologia de inteligência algorítma em um ciberespaço, cuja essência centra-se em modelos de representações cognitivas. Sua concepção parte da convergência híbrida da multidisciplinaridade da estatística, datamining, marketing, trademarketing, tecnologia da informação e do hipermapa, possibilitando estratégias de comunicação interativa entre a tríade “homem”, “interface” e “computador””, formando um conjunto para fazer acontecer o fenômeno da comunicação a fim de alcançar objetivos, sejam esses uma ação, reação, serviço ou informação.  Leia Mais
xxxx

Cibergames Corporativos - Invasão dos Games nas Empresas – A emancipação do Business Game e a chegada triunfal do Advergame no Mercado Brasileiro

O segmento de jogos digitais, conhecido também como games, tem crescido assustadoramente nas últimas décadas e apontado como setor mais dinâmico do campo das tecnologias de informação e da comunicação. No Brasil esta tendência não se distância dos principais mercados de games, como Estados Unidos e Japão, muito pelo contrário, o país do carnaval, da próxima sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016, atrai cada vez mais investidores entusiasmados com as previsões otimistas do setor, com isso, traz também novos cursos dirigidos à capacitação de profissionais para atender esta demanda. Leia Mais

xxx

Ciberbullying nas Empresas - A transformação do funcionário para “cidadão digital” consciente de seus direitos e deveres no uso ético dos recursos da tecnologia 

Vivemos na era pós digital, da mobilidade, do ciberespaço, da cibercultura, dos cibernegócios, dos cibergames, do ciberconsumo e de tantos outros cibers. É inegável que a internet abriu possibilidades ilimitadas e trouxe um importante papel no desenvolvimento da vida social e intelectual das gerações veteranas, baby boomers, X, Y e para os nativos digitais, que são os adolescentes e as crianças de hoje. De certa forma para as gerações mais novas, o mundo digital – cibernético – traz conhecimento e diversão com naturalidade e fluidez, faz parte e ocupa o espaço vital, podendo compartilhar informações sob forma de textos, imagens, vídeos, games, quiz etc. Entretanto, o grande motor do mundo ciber são as redes sociais. Não deve ser difícil imaginar o porquê de tanto sucesso. Somos seres que necessitamos nos relacionar socialmente, adoramos compartilhar nossas experiências, porém, como tudo na vidas têm dois lados, há riscos e é necessário construir uma autoproteção. Leia Mais