Resenha: Datamining – Técnicas e aplicações para o marketing direto
Categories: Publicações, Resenhas
Adaptado do modelo de ANTÔNIO RUBBO MÜLLER
I – OBRA :
1. RESENHISTA : Karen Reis
2. AUTOR: Fernanda Cristina Naliato do Amaral
3. TÍTULO: Datamining – Técnicas e aplicações para o marketing direto
4. COMUNIDADE QUE EM FOI PUBLICADA: São Paulo, SP
5. FIRMA PUBLICADORA: Editora Berkeley
6. ANO: 2001
7. NÚMERO DE PÁGINAS: 112
8. FORMATO: Médio
9. PREÇO: R$ 25,00
10. EDIÇÃO : 1ª
II. – CREDENCIAIS DA AUTORA:
11.
Fernanda Cristina Naliato do Amaral é uma profissional graduada em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, com mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Além disso, exerceu funções importantes em áreas como marketing estratégico e atualmente trabalha como gerente de relações comerciais internacionais em uma empresa de telecomunicações.
III. – CONCLUSÕES DA AUTORA:
12.
Segundo a autora, o Datamining está em estágio embrionário dentro das empresas. Ás áreas que mais utilizam este instrumento são: marketing e finanças. A autora afirma, que existam poucos profissionais qualificados para explorar o Datamining ao máximo, isto porque, o profissional de Datamining, precisa necessariamente saber: captar, integrar e manipular dados; e ter uma visão macro e micro do negócio a ser explorado. O principal objetivo é transformar dados em informações ao suporte à tomada de decisões.
VI. – RESUMO DA OBRA:
13.
A obra, Datamining – Técnicas e aplicações para o marketing, traz uma abordagem ampla e concisa, mas com cuidados minuciosos quanto o tratamento da Estatística com foco em negócios, concentrando técnicas aplicadas para o marketing direto.
O Datamining é um instrumento muito conhecido e usado por estatísticos, analistas de dados e pela comunidade Management Information Systems – MIS.
O conceito de Datamining oscila entre uma forma estatística e um conceito revolucionário, agora aplicado ao mercado, principalmente, em Marketing e Finanças. Para muitos, o Datamining é conhecido como “Mineração de Dados”. Esse processo de busca e interpretação de padrões é tipicamente interativo, envolvendo, assim, a aplicação repetitiva de métodos específicos de mineração de dados ou algoritmos, e interpretações dos padrões gerados como resultado destes algoritmos.
O marketing direto começou a ganhar espaço na década de 90, com o surgimento da mídia One-to-One, no qual é um sistema interativo como o Datamining, mas utiliza uma ou mais mídias de propaganda para obter uma resposta e/ou transação mensurável em qualquer localização.
O sucesso de uma campanha de marketing direto é medida através da taxa de resposta. Normalmente a taxa de resposta não ultrapassa 2% para a mala-direta.
A mensuração da taxa de resposta de uma determinada campanha é feita através de modelos estatísticos, o mais usual é o modelo preditivo RFV – Recência, Freqüência e Valor, embora existam outros modelos o RFV é ainda o mais eficaz.
O papel do especialista no processo de Datamining é crítico, e envolve sem dúvida, a formulação dos problemas que devem ser resolvidos, assim como, a preparação dos dados para extração de padrões e análise. O mix do conhecimento de banco de dados e negócios torna-se o profissional de Dataming um diferencial, e pouco encontrado no mercado e insubstituível.
A descoberta do conhecimento, contudo, é contingente para muitos tópicos relacionados ao suporte à tomada de decisões. Dentre os problemas na descoberta do conhecimento, podemos destacar: Detecção de desvios, segmentação de bases de dados, clusterização, classificação (árvores de decisão), regras de associação, modelagem estatística, resumo e visualização, e mineração de textos.
V – METODOLOGIA DA AUTORA:
14.
Método Categórico-Dedutivo.
VI – QUADRO DE REFERÊNCIA DA AUTORA:
15.
A autora utiliza como quadro de referência para os cursos de Administração de Marketing, Administração de Empresas, Economia e Informática.
VII. – QUADRO DE REFERÊNCIA DA RESENHISTA:
16.
A resenhista utiliza como quadro de referência para o curso Elaboração e Avaliação de Projetos de Negócios.
VIII. – CRÍTICA DA RESENHISTA:
17.
A obra merece ser conhecida e consultada, mas tenho uma ressalva, a obra só será aproveitada caso o leitor tenha algum conhecimento no assunto, caso contrário o leitor sentirá perdido com alguns termos técnicos e de marketing.
IX. – INDICAÇÕES DA RESENHISTA:
18.
Indicado para as disciplinas: de Administração de Marketing, Administração de Empresas, Economia e Informática. Leitura de reciclagem e atualização profissional e acadêmica.
terça-feira, 27 de abril de 2004
Comentários encerrados.