Resenha: Plano de Marketing para Micro e Pequenas Empresas

 

FORMULÁRIO DE RESENHA BIBLIOGRÁFICA

 

Adaptado do modelo de ANTÔNIO RUBBO MÜLLER

 

 

I – OBRA :

 

 

1. RESENHISTA : Karen Reis

2. AUTOR: Alexandre Luzzi Las Casas

3. TÍTULO: Plano de Marketing para Micro e Pequenas Empresas

4. COMUNIDADE QUE FOI PUBLICADA: Editora Atlas S/A

5. FIRMA PUBLICADORA: Editora Atlas S/A

6. ANO: 2001

7. NÚMERO DE PÁGINAS: 160

8. FORMATO:

9. PREÇO: R$ 26,00

10. EDIÇÃO : 2ª

II. – CREDENCIAIS DO AUTOR :

11.

Graduado em Administração de Empresas (concentração em Marketing) pela University of Maryland (EUA) e em Administração mercadológica pela Prince Georges College (EUA). É mestre em Administração de Empresas, na área de Marketing, pela PUC-SP, onde é professor nos cursos de graduação e pós-graduação, e doutor em Administração Mercadológica pela FGV-SP. É consultor de empresas e autor de Administração de vendas, Marketing: conceitos, exercícios e casos, Marketing de serviços, Marketing de varejo, Qualidade total em serviços e Técnicas de vendas todos publicados pela Atlas.

 

 

III. – CONCLUSÕES DO AUTOR :

12.

Segundo Las Casas, houve um crescimento nas publicações de Marketing e Administração nos últimos anos.   “Mas os livros de planejamento de marketing e de planos de marketing geralmente são muito teóricos e longos, tornando o processo da elaboração à execução de planos dificies de serem implementados”.

Por conta disso, o autor resolveu publicar este livro para ser usado pelos empresários de todos os tipos de empresas, mas principalmente de micro e pequenas empresas, sempre com a preocupação de preencher essa lacuna na literatura brasileira, uma vez que, os livros, em sua maioria, são traduções de autores americanos.

Las Casas, expõe sua experiência de ex-micro-empresário, alertando aos micros empresários a importância de criar planos de marketing mesmo que seja simples, porém contendo os principais elementos de um plano mais sofisticado.

O autor diz com convicção que às micro e pequenas empresas (MPs) não estão fazendo planos formais, ao menos é o resultado das pesquisas. O argumento que MPs empresários dizem, é a dificuldade para elaborar um Plano de Marketing formal é em obter informações relevantes, mas o autor no decorrer do livro sugere algumas fontes de coleta de dados para diferentes segmentos.

Diante dessas considerações, é vital para a MPs elaborar um Planejamento de alguma forma, antes era fácil conduzir atividades comerciais porque as mudanças não ocorriam velozmente. Hoje a situação é diferente, tudo ocorre com muita velocidade. E com isso a necessidade de adaptação torna-se um diferencial competitivo, sejam umas empresas de grande porte ou uma MPs todas são afetadas de alguma maneira, somente os recursos utilizados são os que variam. O Plano de Marketing deve ser objetivo, sintetizado e ter as principais informações para quem deve tomar decisões.

 

VI. – RESUMO DA OBRA :

13.

O autor divide sua obra em dez capítulos, seguindo uma metodologia para elaboração de um plano de marketing, com objetivo de facilitar a compreensão do micro e pequeno empresário.

No primeiro capítulo, o tema é Planejamento de Marketing, que é o ato de se planejar, estabelecer objetivo a alcançar e delineando formas de alcançá-lo. O Planejamento ocorre de duas maneiras: informal e formal. O primeiro, ou seja “informal”, acontece quando os fatores ambientais influenciam para uma decisão imediata. E a segunda, a “formal” é a metodologia que o autor explora no livro: o plano escrito.

O Planejamento refere-se ao todo, inclui vários departamentos de uma empresa. O Planejamento possui três dimensões:

√Estratégico: envolve toda a empresa;

√Tático: corresponde a cada função da empresa;

√Operacional: corresponde ao plano detalhado de cada divisão

Existe uma diferença entre Planejamento e Plano de Marketing. O Planejamento inclui as análises ambientais e as definições das estratégias mercadológicas, enquanto o Plano de Marketing é o resultado de um processo de planejamento e muitas vezes são necessários improvisos, por conta das variáveis macro-ambientais, mas todo improviso pode ser detectado antecipadamente. É um documento que serve para dar coerências às várias atividades planejadas de uma empresa. Dentro do Plano de Marketing existem sub-planos: vendas, propaganda, produtos, merchandising e outros.

No segundo capítulo, é exposto o perfil do profissional do futuro que precisa ter paciência, agressividade, imaginação, sensibilidade e vontade interior.

A partir do terceiro capítulo, é abordado com profundidade o tema Plano de Marketing, analisando metodologias propostas por Robert Skacel e John Westwood. Skacel busca a simplicidade e objetividade, e está preocupado com o plano de marketing, enquanto Westwood compõe uma metodologia mais detalhada, e está preocupado com planejamento.

Las casas, sugeri uma metodologia desenvolvida por ele mesmo, os tópicos são:

√Dados Externos: Situações favoráveis e desfavoráveis

√Dados Internos e de Concorrência: pontos fortes e pontos fracos

√Determinação de pressuposições: o que poderá acontecer

√Objetivos e Metas

√Estratégia de Marketing e Orçamento

√Projeção de Lucros e Perdas

√Controle

 

V – METODOLOGIA DO AUTOR :

14.

Método dedutivo, partindo do geral para o particular

 

VI – QUADRO DE REFERÊNCIA DO AUTOR :

15.

O autor, demonstra ter uma vivência em MPs, e através de uma experiência pessoal mal sucedida, procurou salientar a importância de fazer um Plano de Marketing.

 

VII. – QUADRO DE REFERÊNCIA DO RESENHISTA :

16.

A resenhista utiliza como quadro de referência a Administração de Marketing, Teoria Geral de Administração e Científica.

 

VIII. – CRÍTICA DO RESENHISTA :

17.

O autor expõe de maneira clara e objetiva o tema proposto. Realmente é um livro didático destinado aos micros e pequenos empresários, profissionais de marketing e estudantes.

 

IX. – INDICAÇÕES DO RESENHISTA :

18.

Indicado para as disciplinas: Planejamento de Marketing, Planejamento Estratégico, Planejamento Empresarial, Estratégia Competitiva. Leitura de reciclagem e atualização profissional para MPs empresários.

domingo, 3 de julho de 2005

Publicações

Assuntos relacionados

Tags: , , , , ,

Sem comentários.

Deixe um Comentário