TOP 5 – resenhas bibliográficas mais acessadas

 

Recentemente fizemos um levantamento no website # karenreis.com.br e tivemos uma grande surpresa, as top 5 resenhas bibliográficas mais acessadas estão relacionadas a temas sobre práticas de marketing e pequenas empresas.

TOP 5

1. Plano de Marketing para Micro e Pequenas Empresas

Las Casas, expõe sua experiência de ex-micro-empresário, alertando aos micros empresários a importância de criar planos de marketing mesmo que seja simples, porém contendo os principais elementos de um plano mais sofisticado.

O autor diz com convicção que às micro e pequenas empresas (MPs) não estão fazendo planos formais, ao menos é o resultado das pesquisas. O argumento que MPs empresários dizem, é a dificuldade para elaborar um Plano de Marketing formal é em obter informações relevantes, mas o autor no decorrer do livro sugere algumas fontes de coleta de dados para diferentes segmentos.

2. Database Marketing – Ferramenta atual e decisiva de Marketing

Database Marketing é o marketing com banco de dados. Para Edward Nash, Database Marketing, define banco de dados como “a compilação de nomes e endereços de clientes individuais e potenciais para o objetivo de comunicar informações, pelo correio ou pelo telefone, que resultem direta ou indiretamente em vendas e lucros.

3. Trabalho e Educação – Formação Profissional e Mercado de Trabalho

No Brasil um dos grandes problemas é a má distribuição de riqueza e de renda. A solução para este problema é a Educação e a Qualificação Profissional, mas não será resolvido a passos curtos e sim passo lento, talvez leve uma geração para começar a colher resultados satisfatórios. O importante é começar, e não esperar que o Governo resolva sozinho, precisa ter a participação de toda a sociedade.

A Educação em si não cria empregos, mas prepara os indivíduos para: (a) superar as barreiras de entrada para o mercado formal de trabalho; (b) abre novos horizontes de ocupação; (c) tornar capaz de gerir novos negócios; e (d) reduz a marginalização dos que não atendem aos novos postos de trabalho.

O Trabalho e a Educação são sem dúvida os elementos chaves pagar sua dívida social. A combinação destas duas variáveis é possível romper o simples treinamento, o profissional coloca em prática o conhecimento, com criatividade, iniciativa e autonomia na construção do conhecimento e o mais importante estabelece uma ponte entre a formação profissional e a acadêmica.

4. Marketing e Divulgação da Pequena Empresa

Para Chinem, a chave do negócio para a empresa de maior porte é a comunicação. Quando ele põe um anúncio no jornal ou um comercial na TV, está comunicando – o que, se bem-feito, sempre traz resultados.

Para o pequeno e o microempresário, a chave do sucesso também é comunicar. Eles não dispõem da facilidade de “caixa” que lhes permita recorrer à publicidade e à propaganda de alto custo, mas têm muitas possibilidades de transmitir sua mensagem ao mercado com eficiência e profissionalismo do mesmo jeito da empresa de grande porte.

Os principais recursos de comunicação ao alcance das pequenas empresas (cartas, mala-direta, folhetos, newsletters, banners, telemarketing e Internet) são comentados em sua obra. Comunicar-se bem nesta era da globalização e da informação é requisito básico de sobrevivência.

5. Marketing de Relacionamento

Os relacionamentos são os únicos bens verdadeiros da empresa – não são as máquinas que fazem os produtos, ou mesmo, o capital intelectual inerente às pessoas, as patentes ou know-how, por mais importantes que sejam. Um relacionamento, ao contrario, fornece à empresa rendimentos em longo prazo e baixos riscos, e a oportunidade de aumentar tanto o rendimento quanto o lucro de diversas maneiras.

Assuntos relacionados

Tags: , , ,

Sem comentários.

Deixe um Comentário