UNIP – MBA Comunicação e Gestão Projetos em TI – Planejamento Estratégico_Aula03 e Aula04 (2012)

PROGRAMAÇÃO DA AULA

  1. Dividir a turma em 4 grupos para Pesquisa & Desenvolvimento e Análise de Cenários a fim de entregar um Planejamento Estratégico de um Business Plan (Plano de Negócios)
  2. Escolher um tópico e sub-tópico para Pesquisa & Desenvolvimento e Análise de Cenários por meio de Business Intelligence (BI):
      • Comércio Eletrônico
        • Implementação de comércio eletrônico (e-books, tablets, smartphones, produtos para bebês, bebidas, turismo, brechó, etc)
      • Varejo
        • Farmácia & Drogarias & Perfumaria
        • Mercado de Nicho (vinhos, geléias, pimentas, pets, luxo etc)
        • Quitandas Orgânicas
      • Serviços
        • Turismo de nicho (casais sem filhos, religioso, gls, pets, terceira idade, etc)
        • Comida fora de casa (orgânico, chás, cafés, chocolate etc)
        • Pets (creche – daycare, hotel, banho/tosa etc)
    Após escolher o tema a ser desenvolvido encaminhar para contato@karenreis.com.br, informando a escolha do grupo/equipe. Não esquecer de mencionar no corpo do e-mail os dados dos participantes do grupo/equipe (nome + e-mail + skype)
  3. A Metodologia aplicada para apresentar o Business Plan deverá seguir a sugestão do Modelo do Plano de Negócios, clique aqui para baixar o template. A documentação do Plano de Negócios poderá ser realizada em sala de aula ou on-line*.
  4. A análise de cenários será desenvolvida em sala de aula, com foco na temática escolhida por cada equipe/grupo de trabalho. Para criar e analisar cenários utilizaremos ferramentas e instrumentos de Business Intelligence (BI).
  5. Temas abordados nas aulas de Análise de Cenários através de Business Intelligence (BI):
    • Introdução ao Business Intelligence
    • Modelos de Ações e Reações à suporte de negócios
    • Arquitetura e componentes de BI
    • Datawarehouse e análise de negócios
    • Database Marketing como impulsionador para tomada de decisão
    • Segmentação de Mercados Básicos e Avançados (Clusters)
    • Datamining e Business Performance Management
    • Fábrica de Informações e Governança do BI
    • Processamento Analítico On-line (OLAP) e Apresentação Multidimensional
    • Cubos de Dados e suas Análises
    • BI 1.0 e 2.0 suporte para Plano de Ação e Reação Estratégica
    • Métricas de Decision Marketing (Indicadores e Dashboard)

Requisitos básicos: Especificação mínima MS Office 2003 (full com MS Access completo)

Bibliografia para Análises de Cenários Gerenciais:

Business Intelligence, Efraim Turban Ramesh Sharda Jay E. AronsonDavid King Publisher:  Prentice Hall Copyright:  2009 Format:  Paper; 264

 

 

 

Sistemas de Informações GerenciaisSistemas de Informações Gerenciais

 

 

PARA OBTENÇÃO DE CRÉDITO DO MÓDULO

  • O grupo deverá entregar o Business Plan impresso com encadernação simples em espiral no último dia de aula. Também, haverá no dia da entrega do trabalho, apresentações dos projetos (no mínimo de 10 minutos e máximo 20 minutos por grupo).

dddd 

Para aulas on-line: Skype karen.reis.figueiredo

 

Download da Aula

Assuntos relacionados

Tags: , , , , ,

Comentários encerrados.